domingo, 31 de maio de 2009

Ser brasileiro é não desistir nunca ?

Você ama seu país ?


Quer dizer, você realmente ama ? A cultura, a política, as pessoas.
Você luta por seus direitos? Sabe quais são seus direitos?

Tô perguntando tudo isso só porque eu me dei conta de que eu não sou uma verdadeira brasileira. Nunca li a constituição. Feita para nós cidadãos, cidadãos não verdadeiros. Pessoas que não agem pelo país não são cidadãos. Eu nunca me interessei por saber sobre a política do meu país. Afinal, pra que elegemos as pessoas? Pra jogar toda a responsabilidade em suas mãos e simplesmente nos desligarmos? Pra que contratamos uma babá? Para ela ser a nova mãe dos filhos que são nossa real resposabilidade? É isso que fazemos com o Brasil. Colocamos pessoas que regem nossas vidas mas não nos interessamos por saber como e quando e o porquê. Afinal, se elas estão lá e eu votei nelas, não preciso me interessar sobre o que elas fazem lá dentro. Se tá tudo bem comigo o país também está bem.

Somos brasileiros apenas em tempos do futebol? Ah, claro, o carnaval também.
Somos brasileiros nos tempos de vacas gordas. Brasil ganhando a Copa é Brasil pra frente. Se o carnaval se saiu bem em jornais internacionais, pontos pra nós. Mas e o povo? E como estamos interiormente?

É como alguém que só se preocupa com a beleza exterior. Do que adianta os outros verem a sua beleza se quando abre a boca pra falar só sabe falar sobre estética ou se preocupar consigo mesmo? Do que adianta um país que se vangloria por ter os melhores jogadores do mundo e a beleza feminina mais variada de todas se não sabemos bem nem mesmo sobre nossa história ?

O que me deixa espantada é o quanto estamos abertos a conhecer novas culturas, novos países, novas línguas se nem mesmo sabemos bem o português, se não conhecemos os lugares mais bonitos do nosso país ou sobre a cultura que construiu a nossa.

Somos brasileiros e do que nós não desistimos nunca? De lutar?
Lutar pelo que? Sobrevivência?
Nós não devemos lutar pela sobrevivência, devemos lutar pelo direito de viver e viver com dignidade. Temos que nos conscientizar de que não é jogando a responsabilidade pro outro que seremos lutadores. Lutar não é apenas na hora de uma crise, por exemplo. Quem luta, só para quando vence. E eu tenho certeza de que ainda não estamos nem perto dessa vitória.

Então seja um brasileiro, um verdadeiro brasileiro, e não desista nunca, claro. Dos seus sonhos, do seu objetivo de vida, seja ele qual for, do seu PAÍS.
Eu não costumo ser patriota assim, me baixou um santo aqui que eu comecei a pensar nisso tudo. Mas enfim, era isso que eu queria dizer hoje.

Boa noite e até o próximo post.